Como viajar para os EUA com passaporte europeu

Uma dúvida recorrente de pessoas que querem viajar a turismo para os Estados Unidos e tem o passaporte europeu é como proceder com relação a visto de entrada. Neste post vou explicar de uma forma simples como funciona todo o procedimento.

As regras para entrada nos Estados Unidos com passaporte europeu costumam sempre ter mudanças, por isso antes de fazer sua viagem não deixe de verificar também no site do consulado americano. Diferente dos brasileiros, os portadores do passaporte europeu não necessitam de visto de entrada a turismo nos EUA.

Então, por onde começar?

Primeiramente, é necessário ter um passaporte europeu válido. Com o passaporte válido o segundo passo é preencher uma solicitação online chamada “ESTA”. (Site Oficial). Essa solicitação após preenchida, paga (sim, tem um custo) e aprovada vai servir como autorização para entrada nos Estados Unidos.

Muito importante! A solicitação ESTA não garante sua entrada nos Estados Unidos.

Quanto custa

Atualmente em 2019 o valor para essa solicitação custa USD 14 que devem ser pagos via cartão de crédito. Caso o seu pedido não seja aprovado, o valor não será reembolsado.

Aprovação

Na maioria das vezes o ESTA é aprovado na hora, mas segundo o site oficial, o prazo é de até 72 horas após o preenchimento e pagamento. Por isso, é sempre melhor não deixar para a última hora para realizar esse procedimento.

Assim que receber sua aprovação imprima o papel de confirmação que você vai receber e leve junto com o passaporte europeu.

Por quanto tempo é válido?

A autorização de viagem ESTA tem validade de dois anos ou até o passaporte vencer (o que acontecer primeiro), porém isso não significa que você pode ficar nos Estados Unidos durante dois anos seguidos.

Permanências nos Estados Unidos

A permanência para os europeus ficarem nos EUA é igual a dos brasileiros, sendo até 90 dias da data da  chegada. Você também pode verificar até quando poderá ficar no país na data do carimbo em seu passaporte.

O ESTA não é válido para:

  • Qualquer passageiro que não pretente ir somente a turismo aos EUA.
  • Pensa em trabalhar ou estudar nos EUA.
  • Tem antecedentes criminais.
  • Tem alguma doença contagiosa como tuberculose.
  • Se tiver sido reportado alguma vez dos EUA.

Em todos esses casos você deverá verificar no consulado americano a possível obtenção de um visto.

Além disso, é interessante verificar se há alguma especificação para o passaporte de seu país de cidadania. Para o italiano por exemplo é necessário ser o modelo novo com informações biométricas.

Boa viagem! =)

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s